top of page

Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Atualizado: 1 de nov. de 2018


Profissionais autônomos e liberais, MEIs, etc, podem contar com o iOffice para criarem seu endereço fiscal

Para regularizar a situação de sua empresa, será necessário ter um endereço fiscal. Já o

comercial, é aquele que será apresentado para seus clientes. De forma simplificada, essa seria a diferença entre eles, mas não é a única. Novos empreendimentos estão sendo criados a todo momento, sejam eles micro, pequenos ou médios. É importante que o empresário tenha em mente que, desde o início, o negócio precisa estar regularizado, para evitar dores de cabeça.


Se quiser estar em conformidade com a leis, para iniciar suas atividades você irá precisar de um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que por sua vez só pode ser criado diante da apresentação de um endereço fiscal. Esse endereço precisa ser de um local físico, porém, não necessariamente é o mesmo em que a sua empresa funciona.


Se você trabalha home office, por exemplo, não necessariamente o endereço fiscal precisa ser o da sua residência. Ele pode ser obtido através da contratação de uma empresa especializada em criar endereços fiscais, como o iOffice. Nesse caso, o seu endereço fiscal fica sendo o mesmo da empresa, pois ela permite que outros negócios usem o mesmo endereço fiscal que ela, cobrando em troca uma espécie de “aluguel” pelo mesmo.


Após criar seu endereço fiscal e obter o CNPJ, você já está regular. Ter um endereço

comercial é uma opção sua, não é exigido por lei. No entanto, ele traz inúmeras comodidades.


Como dissemos, o endereço comercial é aquele em que sua empresa exerce as atividades dela, onde seus clientes podem te encontrar. Voltando ao exemplo do home office, seria a sua casa, mas nem todos se sentem confortáveis em deixar a própria residência exposta, ou em realizar reuniões.


Mais uma vez, empresas como o iOffice disponibilizam também um endereço comercial, no qual as encomendas para o seu negócio podem ser entregues, ou até mesmo nosso espaço físico pode ser usado por você para encontrar com seus clientes. As outras empresas que registram seu endereço comercial conosco podem ficar tranquilas, pois todas as entregas serão recebidas por nossa equipe e avisamos quando elas já estão disponíveis.


Seja para criar um endereço fiscal ou comercial, até mesmo os dois, você pode nos procurar pelos telefones (32) 3235 3112 ou (32) 9 9998 6977. Nosso endereço é Avenida Antônio Miranda, 125, Vila Ideal, Juiz de Fora.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page